Português (Brasil)

Chile usa avião-tanque a jato para combater incêndios florestais

Chile usa avião-tanque a jato para combater incêndios florestais

Compartilhe este conteúdo:

Diversas regiões estão sob toque de recolher e governo avalia risco para a região metropolitana da capital


Um avião tanque cedido pelos EUA ajuda a combater os focos de incêndio florestal que forçaram à decretação de toque de recolher na última quinta-feira (8). A aeronave, um DC-10 Ten Tanker, é capaz de lançar 36 mil litros de líquido retardante sobre as chamas.

De acordo com o site MetSul Meteorologia, o avião chegou ao país na segunda feira (6), mas sofreu uma pane na válvula do motor. Após passar por reparos, o Ten Tanker voltou a operar na quinta-feira (9), mas voltou a apresentar problemas no fim da mesma tarde.

A fumaça dos incêndios tem se expandido para outros países, como advertiu o centro Copernicus de observação atmosférica.

Na sexta-feira (10), a ministra da Saúde, Ximena Aguilera, fez um sobrevoo à região metropolitana, ao lado de outras autoridades, para identificar pontos de risco de expansão dos incêndios para a capital. No mesmo dia havia começado a vigorar o toque de recolher. A restrição vale de meia-noite até as 5h da manhã em 28 municípios das regiões de Biobío, Ñuble e La Araucanía, onde foi declarado estado de catástrofe pelo presidente Gabriel Boric. 

Até a manhã de sexta-feira (10), os incêndios haviam deixado ao menos 24 mortos e pelo menos 2.196 feridos, devastado uma área de mais de 373 mil hectares nas regiões de Ñuble, Biobío, La Araucanía e Maule, uma superfície equivalente a um terço do território de Porto Rico. Em uma semana, as chamas destruíram 1.25 residências e deixaram 5.490 pessoas desabrigadas, de acordo com o balanço oficial. 

FONTE: O Tempo

Compartilhe este conteúdo: